Château Laffitte Carcasset 2004

De minhas últimas provas pelo mundo do vinho, deparei-me com um excelente representante bordalês da margem esquerda, mais especificamente da comuna de Saint-Estèphe.
Este belo vinho, um ótimo Cru Bourgeois de qualidade/preço é originário de uma propriedade que produz vinhos desde 1790, com seus vinhedos localizados sobre um solo "graveleuses" (que são pedras arredondadas que cobrem boa parte dos vinhedos nessa região, em Chateneuf-du-Pape e também no sul da França) e excelente sub-solo argilo-calcário.
Os 27 hectares que esse Château possui são encepados por 70% de Cabernet Sauvignon, 29% de Merlot e 1% de Petit Verdot. O período de maceração com as cascas durante a vinificação dura de 20 a 30 dias e 100% do vinho resultante é envelhecido durante 14 meses em barricas novas.

Avaliações Organolépticas:

De uma cor rubi intensa com reflexos violáceos brilhantes, escorregadio na taça, límpido. Ao nariz revela intensas notas de cassis e amoras, um toque discreto de baunilha e tostado. Essas notas frutadas são confirmadas em boca por excelente estrutura tânica, acidez deliciosa e final muito elegante fazendo justiça a sua posição de um Cru bourgeois. É fato que na prova achei um vinho que merece ainda uns bons anos de garrafa para abrir ainda mais em complexidade!

Uma harmonização!
Este ótimo Saint-Estèphe foi escoltado por um corte de maminha e redução de vinho madeira, guarnecidos por arroz puxado na manteiga com castanhas de caju e legumes no azeite trufado.
Mas tenho certeza que a vocação gastronômica deste Bordeaux ainda acompanha muito bem um bom pato ou javali, dada a sua boa presença de taninos e boa acidez.

Vamos ao preço depois dessa longa história...O Laffitte pode ser comprado no Verdemar por R$69,90!
Para meus amigos confrades, saúde e um ótima compra!

2 comentários :: Château Laffitte Carcasset 2004

  1. Obrigado pela ótima dica, caro Igor. E também pela inauguração do blog. Mas para testar as sugestões de harmonização, vamos precisar do chef. Um abraço.

  2. Tive tambem o prazer de deustar este vinho, concordo plemnamente com seus comentários, fui agraciddo com esta delicia na visita que fiz na casa de meu primo em São Carlos