Château du Grand Mouëys 2000


Esse belo Bordeaux, um vinho com excelente relação preço/prazer, vem de umas das apelações comunais muitas vezes injustiçadas no estuário do Gironde. Localizado na margem direita de Bordeaux, na região de Entre Deux Mers, o Château du Grand Mouëys descansa a 800 metros de altitude numa superfície calma e muito preservada.


O Château com 170 hectares entre campos e jardins se dedica a vitivinicultura com 80 hectares de uma maneira "très ancienne".
Em 1989, a família Bömers (que pertence à sociedade de vinhos finos da Alemanha desde 1831) obteve o controle da propriedade com o objetivo de melhor divulgar a qualidade dos vinhos, baseado numa experiência do mercado bordalês que vem com uma longa história de cinco gerações.

Vinificação:
Maceração pré-fermentativa, seguida de "cuvaison" completa em 20-30 dias. O amadurecimento se dá em barris de carvalho francês, onde 1/3 são novos, entre 8 e 12 meses. Clarificação com ovos.


Prova:
Esse vinho que pertence a AOC Premières Cotes de Bordeaux é composto de um encepamento clássico da região, com 55% de Merlot, 40% de Cabernet Sauvignon e 5% de Cabernet Franc.

Com uma cor rubi bem intenso mas que nos mostra traços de evolução, se apresenta límpido, sem borra apesar da idade. Ao nariz nos brinda com um estilo bem distinto com boa fruta, madeira que já de tão integrada ajuda a compor os aromas terciários, com boa sugestão de fumo e alcaçuz (toque amargo). Na boca é muito equilibrado, com taninos maduros e uma acidez convidativa à gastronomia de pratos à base de caça. Muito elegante, esse tinto tem ainda uma ótima persistência e intensidade de sabor em boca e acredito estar no seu apogeu, podendo ainda ser estocado por alguns anos sem evoluir.

Este Bordeaux foi uma grata surpresa apresentada a mim pelo Danio Braga. Trabalho este vinho no restaurante e surpreendo-me a cada vez que o degusto. Uma coisa é certa: este vinho é mais do que honesto, tornando-se uma grande compra. Eis aqui um exemplo maravilhoso de que muitos produtores não se rendem às tendências atuais do mercado com vinhos superpotentes e que perdem em elegância. O produtor está simplesmente interessado em dividir com todos o melhor que seu terroir pode oferecer.

O Château de Grand Mouëys nunca recebeu notas altas de Parker, no máximo um 86 na safra de 1998. Em contrapartida sempre é muito bem avaliado pela crítica regional, guia Hachette (um dos principais guias da França), que freqüentemente o avalia com 2 estrelas em 3.
A safra de 2000 foi medalha de ouro no concurso agrícola de Paris em 2002.


Quem traz o Château de Grand Mouëys é a Cellar Importadora, de São Paulo. Para mais detalhes, acessem o site www.cellar-af.com.br.
Para todos uma ótima semana e, claro... SAÚDE!

0 comentários :: Château du Grand Mouëys 2000