Para todos os amantes de um bom Rioja.


A colheita de 2001 foi muito boa para a Rioja de modo geral e em especial para esta bodega, tanto que neste ano a vinícola por um momento pensou em destinar seus vinhos somente para reservas e gran reservas. Destes especialíssimos vinhos os enólogos separaram um lote realmente diferenciado como uma homenagem a todos os fiéis seguidores da Viña Alberdi. A quantidade elaborada foi a metade de uma colheita normal. Buscaram também uma nova inspiração para o rótulo, que ficou a cargo do pintor Marc Jesus, que refletiu a juventude, a alegria e o prazer!

Vinhedos:
Tempranillo provenientes de Briones, Rodezno e Labastida

Crianza:

Fermentação normal com "cuvaison" durante 11 dias. Uma vez terminada a fermentação tumultuosa fez-se a malolática em 26 dias. Foi amadurecido em barris de carvalho americano durante 2 anos. O primeiro ano em barris novos, já no 2º ano foram usados barris de 3 anos de idade, realizando-se 4 trasfegas manuais.

Análise do mosto:

ANALISIS
Grado: 13.3 %
Acidez total: 5,4 gr./l.
Acidez volátil: 0,68 gr./l.
Extracto seco: 29,8 gr./l.

Prova:
Caros confrades, quero chamar a atenção para este Rioja clássico em que nos encanta de imediato sua bela cor granada, límpido e brilhante. Marcando o nariz com o toque tradicional dos bons espanhóis desta região, este belo tinto explora bem variadas camadas aromáticas desde uma fruta muito madura a sugestões animais. Delicioso em boca, suculento, numa acidez maravilhosa. Ainda em boca seus taninos bem maduros completam um conjunto muito harmônico.
Acredito que este Viña Alberdi 2001 precisa ser degustado por qualquer amante de vinhos da península ibérica, visto que sempre foi modelo a ser seguido.
Uma característica interessante neste vinho é a pureza da fruta, que muitas vezes, em outros exemplares é ofuscada por longos envelhecimentos. Isso com certeza se deve a um uso mais inteligente do carvalho novo.
Bem, meus amigos, a todos saúde, e para aqueles que se interessaram pelo Viña Alberdi, poderão encontrá-lo na Zahil.


Zahil Minas Gerais Rua Outono, 81
Cruzeiro Belo Horizonte - MG - CEP 30310-020
E-mail: rex@rexbibendi.com.br Tel/Fax: (31) 3227-3009

2 comentários :: Para todos os amantes de um bom Rioja.

  1. poxa, Igor: sou uma devota confessa da tempranillo: nesses últimos anos, a minha ultra-super-hiper uva preferida.

    um rioja, então... nem se fala!!!!

    Igor, vc abriu esse espaço aqui com a maior categoria!!! vamu lá, não pare não: compartilhe com a gente!

    parabéns!!!!!!!

  2. Caro Igor, a idéia de beber um bom riojano sempre me faz salivar. Adoro o estilo, como sabem, e pelo visto estarei sempre em ótima companhia. Fiquei curioso com o uso parcial de madeira nova, o que foge um pouquinho à tradição. Mas a vinícola é de primeira e devem saber o que fazem. Ademais, você já o (a)provou e registrou. No site da Zahil, o preço é R$98,00, mas a safra indicada é a de 2000, não sei se por equívoco, pois o rótulo já é este. Vou ligar para o representante daqui e confirmar.
    Um abraço e dê mais notícias daí.